Você faz sua aula de piano, vai dormir e, quando
acorda, seus dedos apresentam uma destreza muito maior para tocar a
sequência de notas que você aprendeu na noite passada.
A correlação é tão forte que alguns
pesquisadores já defendem que é possível aprender dormindo.
O que tem tirado o sono dos cientistas é descobrir o
mecanismo que torna possível reforçar o que aprendemos enquanto dormimos,
sobretudo a chamada aprendizagem motora, aquela que envolve
movimentos.
Aprendizagem motora durante o
sono
Masako Tamaki e seus colegas da Universidade
Brown (EUA) conseguiram lançar algumas luzes nesse caminho ao mostrar o
que acontece no cérebro durante as horas repousantes.
Os experimentos permitiram identificar as
frequências das ondas cerebrais e a região do cérebro associadas com o
reforço do aprendizado durante o sono - a tarefa realizada pelos
voluntários era semelhante à digitação ou tocar piano.
Os voluntários que apresentaram uma maior
precisão e velocidade na realização da tarefa depois de algumas horas de
sono haviam apresentado significativas mudanças nas ondas cerebrais sigma
e delta na área motora suplementar, uma região na parte média-superior do
cérebro.
Essas mudanças das ondas cerebrais específicas
na área motora suplementar ocorreram durante uma fase particular do sono
conhecida como "sono de ondas lentas".
Reorganização
cerebral
A magnitude da reorganização que o cérebro
realizou durante o sono foi indicada pelas funções distintas que as duas
oscilações das ondas cerebrais desempenham.
Segundo os pesquisadores, as oscilações delta
parecem governar as mudanças na conectividade da área motora suplementar
com outras áreas do córtex, ao passo que as oscilações das ondas sigma
parecem fazer parte de modificações dentro da própria área motora
suplementar.
Em parte porque utilizaram três tipos diferentes
de exames cerebrais, esta é a primeira vez que os pesquisadores
conseguiram quantificar com precisão mudanças entre ondas cerebrais
específicas, além da localização exata de onde se dá a atividade cerebral
alterada nos indivíduos que dormiam depois de aprender a tarefa
motora.
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