sábado, 28 de setembro de 2013

Como alargar seu sapato?

Toda mulher tem aquele sapato que aperta um pouquinho, né?
Aquele sapato que você comprou, mas quase nunca consegue usar de tanto que machuca.
Então se você quer alargar um pouquinho e fazer ele moldar no seu pé, a solução é simples: congele seu sapato.

Eu faço isso com TODOS os sapatos que me apertam, independente do material, mas a dica original, dada a mim pela minha mãe, era só para couro.
Realmente, funciona BEM melhor com o couro, porque ele fica “moldável”, mas eu faço com vários materiais e não tô nem aí. O máximo que vai acontecer é ele não ceder tanto quanto você queria.
Congelar não estragará seu sapato.
Então, vamos ao passo-a-passo:

Passo 1: Escolha seu sapato

Eu tava sem sapato apertado no meu pé, mas lembrei que esse daqui machuca um pouco meu calcanhar quando eu uso por muito tempo e resolvi experimentar nele.

Tênis testado

É importante nesse primeiro passo você calçar o sapato para avaliar o quanto você quer que ele ceda. Todo o resto vai depender disso.

Passo 2: Embrulhe-o em saco plástico

Pegue seu sapato escolhido, embrulhe em um saco plástico e amarre a ponta. Dependendo do tamanho do sapato, use um saco plástico para cada. E confira que o saco não esteja furado e que esteja cobrindo todo o seu sapato, principalmente a sola. Afinal, você vai coloca-lo dentro do seu freezer. Não tenha nojo, ele vai estar protegido e a baixa temperatura vai matar todos os germes rapidinho.

Coloque no saco e amarre bem

Passo 3: Coloque o sapato no freezer

Depois, arrume um espaço no seu freezer e coloque o saco com o sapato lá. Eu sempre coloco no freezer mesmo, sem ser o da geladeira, porque eu sempre acho que nesse não vai funcionar. Produtos 2 em 1 sempre funcionam pior do que produtos únicos.

No freezer

Deixe lá por uma noite.

Passo 3: Separe suas meias

Eu separei três meias.

Meias escolhidas

Mas, na hora de calçar, escolhi colocar só as duas da direita: a azul e a branca mais grossa. Já que meu sapato não é de couro, escolhi as duas meias mais grossas porque acho que vai ser mais difícil ele ceder.

Dica: Uma vez que o sapato cedeu, ele não vai voltar atrás, então se você não tem tanta certeza do quanto você quer que ceda, não comece com uma mega meia grossa.

Melhor que você tenha que fazer o processo duas vezes do que você perder o sapato, né?

Passo 4: Calçar o sapato

Antes de tirar o sapato do freezer, calce suas meias e se prepare, vai ser bem gelada essa próxima etapa. Depois das meias calçadas, tire o sapato do freezer e calce.

Gelaaado

Agora o processo é super simples: ande normalmente pela casa até o sapato descongelar. Não precisa ficar fazendo peripécias com o pé pra alargar o sapato não, as meias e a caminhada vão fazer o trabalho sozinhas. Também não precisa andar o tempo todo. Eu ando um pouquinho, paro, faço alguma coisa, ando mais um pouquinho e assim vai… O processo todo de descongelar o sapato demora mais ou menos uns 30min. O sapato não “derrete”, tá gente? Hahahaha. Não vão ficar pocinhas pela casa, não, podem ficar tranquilos. A Mama, nossa engenheira de plantão, me questionou sobre a explicação física de porque isso funciona. Sinceramente? Eu não faço ideia! Eu acho que é porque quando o sapato congela, ele endurece, e quando ele descongela, ele já descongela moldando no seu pé… Sei lá! Eu sei que pode testar que funciona! O resultado final é um sapato mais “encaixado” no seu pé. E que, provavelmente, vai machucar menos.
 
Loading...