Páginas


Visite o Canal Estudando Linguas e Temas Diversos (Powered Leco) e assista nossas videoaulas




terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Risco subestimado, por Dr.Bactéria



A primavera marca o início da invasão das formigas nas cozinhas e residências.
Vetor de praticamente quase todas as doenças infecciosas (de dor de barriga a lepra e tuberculose), esses pequenos insetos são considerados mais perigosos para a saúde do que as asquerosas baratas.
Muita gente morre de medo de barata. Mas sente muito menos repulsa por outro inseto igualmente comum nos lares, a formiga. Tendo na primavera o auge de seu ciclo reprodutivo, as formigas que infestam as cozinhas brasileiras em busca de alimentos não são nada inofensivas.
Apesar do pequeno tamanho (muitas têm menos de meio milímetro e passam até em buraco de agulha), elas são consideradas até maiores agentes transmissores de doenças do que a asquerosa barata. “Se uma barata morta deixada no chão da cozinha desaparece de um dia para outro, ela provavelmente foi levada por formigas. Isso mostra que formigas são insetos muito pengosos”, alerta o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Or Bactéria.
Ele conta que, em busca de alimento, as formigas entram em contato com tudo que é nojeira. Fezes, feridas, escarro e animais mortos são alguns exemplos. Ou seja, elas andam por lugares ainda mais sujos do que as baratas. E carregam em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bact6nas, fungos e vfrus. “Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas”, reforça Dr. Bactéria.
Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado. Além de intoxicações alimentares, vômito e diarreia, esse péssimo hábito pode causar doenças como tuberculose (formiga adora se alimentar de escarro...) e até lepra (...e de andar por ferimentos de outros animais).
No Brasil, muitas espécies de fonnigas se reproduzem durante o ano todo,
que não temos temperaturas muito baixas. Mas outras se reproduzem mais na primavera. No calor as infestações de formigas são sempre maiores. Por isso, muita gente tem a impressão de que suas casas são invadidas por formigas nessa época do ano.
Se a infestação for sétia, é necessário entrar em contato com um especialista em desinsetização. Em casos menos graves, medidas simples ajudam a prevenir o problema.
Para começar, mantenha a cozinha sempre limpa. Aplique com uma seringa água com detergente nos buracos de onde as formigas saem. Tampe estas frestas com sabão em barra. Pendure galhos secos de arruda nos anuários. Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas do açucareiro. Borrife nos ambientes água com cravo-da-índia. Elas detestam o cheiro desse tempero.
.
Dr.Raberio Mardn Figuefredo -
Dr.Bacléria -

Nenhum comentário:

Postar um comentário